4 de agosto de 2008

Arquitetura Inquietante


Ominouse_Religion_by_jaded Realism

O relógio marca um quarto para nove e uma misturas de elementos de diversos estilos, um, dois e três. No frontão grego, nas janelas românicas e nas torres góticas. Ecletismo estilizado que usa elementos do passado, do presente no mesmo edifício.
Torres apontando para o alto reforçando a percepção da altura da Catedral, com suas pontudas torres apontando para o céu. São dois gigantes riscando o céu, que estremecem quando apontam para o infinito.
Arquitetura impressionante, impressão inquietante, ricamente ornamentada. Imaginação libertada da realidade.
No centro, uma janela redonda, a rosácea, um elemento muito característico do gótico estilo, forma um vitral multicolorido. Vitral que atrai muito a atenção. Seus azuis intensos e vermelhos brilhantes projetam uma luz violácea sobre as pedras da construção.
Por outro lado, as suas janelas estreitas contrapõem com a verticalidade da construção.
Coroando sobre o frontão que liga as simétricas torres, tem a cruz de Jesus pra lembrar aos cristãos a fortaleza de Deus.

2 comentários:

Letícia disse...

Toda a descrição, Dalmo, me fez lembrar das leituras que fiz dos livros de Edgar Allan Poe. Lembrei bem da descrição que é feita no conto A Queda da Casa de Usher. As janelas góticas, as portas, as cortinas, salas da mansão. Seu texto descritivo prova que nossos olhos ficam acostumados demais com a vida e deixamos de entender detalhes. Sim, Deus existe e igrejas onipotentes provam isso.

Bjs.

Letícia

Joseph Dalmo disse...

Letícia,obrigado pelo seu comentário, você não tem idéia do quão importantes são para mim nessa minha curta e ainda iniciante jornada pelas letras.
Bjs