7 de novembro de 2008

A verdade e a mentira

Na floresta do faz de contas, o Gato e a Cabra estavam discutindo: o que era mais difícil falar, a verdade ou a mentira?
E o Gato dizia: -a verdade é muito mais difícil de falar!
- Não, a mentira, respondia a Cabra.
E a discussão ia ficando séria quando chegou a Raposa e propôs aos dois brigões:
- Vamos fazer o seguinte; ao primeiro homem que aparecer, a Cabra conta uma mentira que parece verdadeira, se o homem acreditar, ela ganha. Depois para o Gato faremos o contrário, ele conta uma verdade para parecer uma mentira, se o homem não acreditar, o Gato será derrotado; agora, as explicações para a história ficar plausível podem ser fáceis ou difíceis. -Vamos ver o que acontece?

Os três se dirigiram para um lugar e ficaram esperando. Passou um pastor e a Cabra o chamou para conversar, e começou a contar uma mentira: - pastor veja a mulher que eu achei, e mostrou uma boneca sintética, muito parecida com uma pessoa. - Ela é de verdade, totalmente lavável, tem mais de 200 partes moveis e são intercambiáveis.
O pastor ficou impressionado com a semelhança, mas sem acreditar perguntou: - Se é lavável é de plástico não é?
- Não! Ela é movida a coca-cola e come salada diet, disse a Cabra. - Fala, chora e pode curar qualquer coisa.
- Não pode ser, disse o pastor. - Não acredito! - Como ela pode curar?
- Com seu beijo pode curar um joelho ferido ou um coração partido. Assim por mais que falasse mais difícil era o pastor acreditar. Até que chateado foi embora.

- Eu não falei, disse o Gato, que era fácil contar uma mentira? Mas cada vez ficou mais difícil tornar verossímil a sua história.
- Ok, disse a Raposa; - agora é sua vez, disse para o Gato.
Ficaram esperando outro humano aparecer; chegou um pescador e o Gato logo o cercou. - Seu pescador veja o que aconteceu: - passou por aqui um pastor que Deus colocou uma carga muito pesada pra ele carregar e ele em vez de reclamar, agradeceu a Deus, dizendo que elas se tornaram em algo fantástico. – Dá pra acreditar?
- É mesmo! - Tudo é possível, disse o pescador.
E quando estava saindo, a Raposa perguntou ao pescador: - Por que o senhor acreditou naquela história do Gato?
O pescador respondeu: - é verdade. – Às vezes, as coisas se parecem ruins, mas quando confiamos em Deus, elas podem tornar boas.

As duas, a Raposa e a Cabra, admiraram a força da verdade; que tem um caminho que começa difícil e no fim termina fácil.

2 comentários:

Letícia disse...

Dalmo,

Pode usar sim. Qualquer texto meu, se você desejar colocar em versos, pode fazer.

Beijos. =)

Letícia disse...

E me bateu uma saudade ao entrar aqui. Lembro dos dias em que escrevi nesse blog também. Era muito bom.